Condomínio São Miguel
- Local
- São Paulo
- Data
- 2015
- Área
- 1.400m²
- Contratante
- particular
- Autor(es)
- Filipe Doria
- Colaborador(es)
- Romulo Beraldi, Rulian Notici
- Escopo
- concepção e desenvolvimento de projeto civil e paisagismo para as áreas externas, de acesso e convivência, de edifício residencial
- Memorial descritivo
A proposta de projeto confere às áreas comuns do edifício – construído na década de 50 – uma configuração completamente nova. Ela foi estruturada nos eixos de circulação e nos espaços de permanência, para criar uma atmosfera lúdica nascida de seus elementos edificados e da vegetação.
O partido é configurado a partir de três áreas principais – as praças -, cada qual com suas características. A praça no acesso ao lote é aberta à rua, integrada ao espaço público, em uma manifestação de generosidade urbana.
O projeto possibilita a acessibilidade universal em suas diferentes cotas de nível, condição especialmente importante devido ao grande número de pessoas idosas e com dificuldade de locomoção residentes no condomínio.
Os elementos propostos são em sua maioria de estrutura metálica ou madeira, constituídos sobretudo por peças de montagem, de modo a otimizar a execução no canteiro de obras. Seu conjunto revela uma unidade com linguagem forte e própria, que se anuncia claramente como uma intervenção realizada em tempo distinto ao da construção original, a exemplo da rampa situada na praça posterior do lote, que se insere no projeto tanto como um componente de articulação funcional quanto de formação de sua identidade – um objeto imagético.