Edifício Santos Dumont
- Local
- Londrina
- Data
- 2016
- Área
- 11.300m²
- Contratante
- Grupo Catuaí [trabalho em parceria com HSU]
- Autor(es)
- Filipe Doria; Felipe Hsu
- Colaborador(es)
- Clara Cunha, Luísa Gonçalves, Romulo Beraldi
- Escopo
- concepção e desenvolvimento de projeto para edifício multifuncional, composto por embasamento - com lojas e serviços - e duas torres interligadas - com unidades residenciais
- Premiação
Premiação 2021 - Edição Centenário - do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) - Menção Honrosa na categoria Edificações
- Memorial descritivo
O edifício, localizado na cidade de Londrina, em uma zona de uso misto, abriga um programa com serviços e comércio no nível térreo e condomínio residencial nos pavimentos superiores. Sua implantação faz uma delimitação natural entre os espaços condominiais e os espaços públicos. Com uma relação direta e franca com o meio urbano, ele conforma uma generosa praça voltada para a rua, que preserva as árvores de grande porte existentes no terreno.
Composto de embasamento e duas torres, o conjunto compartilha um único núcleo de circulação vertical. Essa estratégia de projeto desobrigou a existência de recuo entre as torres, permitindo o alcance do índice máximo de potencial construtivo e a otimização da relação entre áreas de circulação e áreas privativas.
A disposição do conjunto descontrói a convencional relação formal entre embasamento e torre, na medida em que os volumes verticais afloram diretamente do nível térreo, dando a eles independência e protagonismo.
A planta dos apartamentos, com duas tipologias, oferece flexibilidade funcional – uma vez que toda a estrutura é perimetral a ela -, e generosa incidência direta de iluminação e ventilação naturais em todos os ambientes de permanência prolongada.