Centro Cultural, de Eventos e Exposições

Local
Paraty
Data
2014
Área
6.500m²
Contratante
Governo do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Obras [organização: Instituto dos Arquitetos do Brasil]
Autor(es)
Filipe Doria
Colaborador(es)
Fernanda Mangini, Luiza Itokazu, Rulian Notici
Escopo
participação em concurso nacional de projetos para o edifício do Centro Cultural, de Eventos e Exposições de Paraty
Premiação

Menção Honrosa no Concurso Nacional de Projetos para o Centro Cultural de Eventos e Exposições de Paraty

Memorial descritivo

Propor um projeto em Paraty significa de antemão uma responsabilidade acerca de sua relação com o relevante patrimônio edificado da cidade. O partido buscou integrar de forma harmônica o edifício ao seu entorno, uma área em meio à natureza, com Mata Atlântica preservada. Embora a edificação seja de grande escala, ela se insere no contexto urbano de maneira singela, e respeita o gabarito dos sobrados predominante na morfologia local.

Configura-se um grande pavilhão, com 100 por 60 metros, e malha modular de 5 por 5 metros, estruturado por elementos de madeira e peças metálicas. Sua disposição desconstrói as habituais delimitações entre espaço edificado e não edificado, entre exterior e interior. Uma cobertura que delimita o território, que protege sem subtrair a luz do sol, que expressa a grandeza do espaço na medida em que estabelece uma unidade para todo o conjunto.

Entre os volumes prismáticos, com fechamentos de vidro autoportante translúcido, que abrigam as áreas internas do programa, conformam-se alamedas cobertas para circulação. A vegetação e os espelhos d’água permeiam o edifício, fazendo alusão às águas que invadem as ruas de Paraty na maré alta.

src=
src=
src=
src=
src=
src=
src=
src=
src=
src=
src=
src=

Contato

Rua Marquês de Itu 551
Vila Buarque | São Paulo
01223 001

contato@filipedoria.com

instagram