Parque Luiza Carioba
- Local
- São Paulo
- Data
- 2023
- Área
- 13.750m²
- Contratante
- Consórcio Recuperação Ambiental
- Autor(es)
- Filipe Doria; Lucas Nobre, Marcos Boldarini [trabalho em parceria com Boldarini AA]
- Colaborador(es)
- Bruna Machado, Bruno Victor, Hugo Fiais
- Escopo
- concepção e desenvolvimento de projeto para a área do assentamento Monte Verde - situado em Zona Especial de Interesse Social -, objeto de intervenção do Programa Mananciais, da Prefeitura de São Paulo, localizado na Zona Sul da cidade, às margens da Represa Billings
- Memorial descritivo
O projeto de Urbanismo, Arquitetura e Paisagismo para o assentamento Monte Verde tem como objetivos principais minimizar o impacto ambiental ocasionado pela ocupação irregular da área e proporcionar a qualificação de espaços públicos na região.
A definição dos imóveis locais a serem removidos se deu sob critérios técnicos, onde foram observadas as situações de impossibilidade de esgotamento sanitário, a liberação das linhas de drenagem, a supressão de riscos geotécnicos, a desocupação das áreas abaixo do nível de alagamento da represa e os locais mais propícios à proposição de áreas verdes e equipamentos.
O partido do projeto se configura como um longo eixo de circulação com sucessivas áreas de programa, com dimensões e usos variados. Sua implantação se dá predominantemente na cota 750,00, possibilitando que os usuários possam circular no mesmo nível de um extremo a outro do complexo. Há ainda uma área de apropriação na cota 748,50, que possibilita um contato mais próximo com a margem da represa, e uma pequena praça no nível 751,80, que se interliga à malha construída do bairro.
Destaca-se como elemento protagonista do projeto, e formulador de sua identidade, a passarela em madeira, que conecta a esquina da Rua Nove à Rua União. Com geometria em arco, ela possibilita um passeio lúdico, explorando as visuais da paisagem.