Edifício Operacional – CPTM
- Local
- São Paulo
- Data
- 2016
- Área
- 1.450m²
- Contratante
- Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) [trabalho em parceria com Consórcio UDAE]
- Autor(es)
- Filipe Doria
- Colaborador(es)
- Clara Cunha, Maria Pita, Mirti Lopes, Romulo Beraldi
- Escopo
- concepção e desenvolvimento de projeto para edifício que integra o complexo de manutenção de trens da CPTM - Pátio Ceasa -, na cidade de São Paulo
- Memorial descritivo
O Edifício de Operações – juntamente com o Edifício de Manutenção, o Galpão da Vala de Assopramento e o Galpão do Torno de Rodas – é um dos principais integrantes do Complexo Pátio Ceasa, que terá como finalidade abrigar o serviço de manutenção dos trens que operam na linha 9 da CPTM. Localizado na Marginal Pinheiros, em frente ao Ceagesp, o conjunto ocupa um terreno com 1.200 metros de extensão.
Esse edifício guarda em sua concepção uma particularidade: em um mesmo corpo construído abriga duas funções bem distintas, sendo áreas de escritórios, dedicadas à operacionalização e administração do pátio, e vestiários para os funcionários do complexo. Com uma disposição clara, ele configura dois volumes prismáticos interligados por uma circulação externa a eles, à qual cabe, além de seu papel funcional, ser um elemento de composição que integraliza essa aparente dualidade, dando ao edifício um percurso agradável e um aspecto lúdico.